segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Vitória à lei da bala!

Foi com um portentoso pontapé a mais de 20 metros da Baliza pelo reforço William Pottker que o Braga B levou de vencida o Gil Vicente, ao fim de 2 jornadas com 2 adversários complicados o Braga B soma 4 pontos, pecúlio que permite sonhar com uma campanha mais estável que as últimas na II Liga Portuguesa.



Perante um número razoável de adeptos (o site da liga menciona 870 espectadores, eu aponto para um número ligeiramente superior a rondar os 1000), o Braga B entrou bem na partida e dispôs de uma boa ocasião, Após uma boa jogada colectiva a bola chegou à esquerda do ataque onde Simão flectiu da esquerda para o meio e assistiu Fortes que rematou para defesa apertada de Serginho e na recarga a bola a sobrar para a entrada da área onde Simão não conseguiu ultrapassar o Guarda Redes contrário. Numa primeira parte que começou com ascendente Braguista, o Gil equilibrou e ameaçou num remate cruzado que passou muito perto do poste direito da baliza à guarda de Tiago Sá .

Na 2ª metade o jogo teve mais domínio por parte do Gil Vicente, com a equipa Braguista a ter dificuldades em articular o seu jogo, muitos passes errados na primeira fase de construção (que não se virá tanto na 1ª parte) permitiam ao Gil jogar mais junto da área Braguista, o jogo mais directo dos Gilistas na 2º parte também causava mais problemas ao Braga, pois o meio campo não conseguia recuperar tantas bolas, e quando o fazia normalmente não dava seguimento às mesmas, contudo este domínio do Gil não se transformou em situações de verdadeiro perigo. Excepção a um lance onde Simmy introduz a bola na baliza de Tiago Sá, lance prontamente anulado por Bruno Paixão, por pretensa falta atacante, que do local onde me encontrava não consigo saber se existiu ou não.

Com o Braga a ter algumas dificuldades, para mim deu-se o momento do jogo quando Abel Ferreira resolve trocar Carlos Fortes (jogo esforçado e com alguns pormenores interessantes) por Ndiaye (70m), que veio trazer bastante consistência ao meio campo defensivo, e permitiu com a sua compleição fisica ganhar muitos duelos derivados do jogo directo.
Logo a seguir e um pouco contra a corrente do jogo, apareceu o "tiraço" de Pottker, após marcação rápida de uma falta a meio do meio campo atacante, mesmo na zona intermediária, Pottker recebe a bola, flecte mais para o meio, ajeita a bola e aplica um verdadeiro tiro de canhão que só parou nas malhas da baliza Gilista. (ver golo aqui)

Até final, pouco mais houve de relevante, a não ser um livre perigoso para o Gil marcado a figura do Guarda Redes Tiago Sá, e o jogo chegou ao fim, sem que antes Núrio tivesse sido expulso por acumulação de amarelos.



Globalmente foi uma exibição positiva, com momentos bons e outros mais complicados, o jogo praticamente sempre controlado, nota-se que as ideias de jogo estão presentes (muito idênticas à equipa principal), sair a jogar, jogar apoiado, participação dos extremos no jogo interior, avançados a dar apoios frontais, muita gente a surgir na área. Ainda tem muito para melhorar (e é bom que aconteça de forma a amealhar pontos pois este ano a manutenção ainda será mais disputada), mas as ideias estão lá, esperemos para ver evolução.

Não gosto muito de destacar ninguém individualmente, mas Gamboa, Joca e Simão revelaram capacidades para poderem aspirar a outros voos, e Ndiaye no pouco tempo que entrou mostrou que ali poderá estar alguma coisa para ver.

Ficha do Jogo

Resumo disponibilizado pelo SC Braga


Sem comentários:

Enviar um comentário