quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Arranque prometedor...



No arranque da Liga NOS 15/16 o SC Braga levou de vencida o Nacional da Madeira num jogo bem disputado onde ficou claro o domínio Braguista, ainda que o Nacional tenha dificultado a tarefa. Para 1º jogo da época houve um futebol agradável e sinais que o futuro pode ser risonho, mas ainda existe bastante trabalho pela frente!!

O jogo não podia ter começado da pior maneira para O SC Braga, ainda mal tinha passado o 1' de jogo e já Soares colocava a bola no fundo das redes de Kritciuk. Um lance que podemos ver em imagens aqui reproduzidas. Após um pontapé longo do GR Gottardi a bola é ganha por Soares que passa a Nêne Bonilha que triangula com Luís Aurélio, e vai "linha" fazendo um cruzamento atrasado, onde aparece Soares a encostar.  
Apesar de ser visível a tentativa (e que realmente acontece) de colocar o maior numero de jogadores atrás da linha da bola após a perda da mesma (depois da disputa entre Santos e Soares), julgo que existe depois pouca agressividade para encurtar o espaço depois de sair o cruzamento, saiu A. Pinto à bola, mas devia ter saído também Vukcevic, e mesmo Santos não tomou se colocou muito bem pois devia ter dado mais cobertura ao Baiano. A entrada da área também não está muito bem coberta, neste caso julgo que deveria ser Luiz Carlos a estar mais por dentro, pois Santos tinha ido fazer cobertura a Baiano




Este lance aconteceu logo no começo, mas foi possível verificar que com o decorrer do jogo houve situações idênticas (não muitas é certo), ou seja deficiente posicionamento dos jogadores nas coberturas defensivas, e algum "abandono" dos laterais, nomeadamente quando havia mudança de flanco do adversário. É certo, contudo, que o Nacional poucas vezes consegui criar perigo, numa situação aos 15' após um livre lateral,  que proporcionou uma enorme defesa a Krticiuk (lance que podemos ver na próxima sequência de imagens), e pouco depois um cruzamento da direita com um  jogador do Nacional a surgir nas costas de Baiano (que já estava com um adversário) a cabecear ao lado. Isto na 1ª parte, na 2ª parte e apesar de mais repartido o jogo, o Nacional só nos descontos e através de uma lançamento de linha lateral!! é que criou perigo.




Defensivamente existiram alguns problemas, principalmente ao nível dos posicionamentos em cobertura, isto é quando algum jogador da linha defensiva saía da sua posição "natural" os outros demoravam (ou não faziam) o ajustamento necessário para a equipa ficar equilibrada defensivamente (temos de ser mais agressivos a recuperar as posições). Outro problema verificado diz respeito aos corredores laterais onde os defesas foram apanhados algumas vezes em situações de 2x1, que se apresentam sempre difíceis de resolver.
Espero que Paulo Fonseca e o seu staff tenha reparado também eles nestes pormenores defensivos e que trabalhem de forma a minora-los no futuro, não será assim tão problemático ver isto nos primeiros tempos, mas se não houver evolução pode-se tornar um sério problema, tenho para mim que existe capacidade no staff técnico para trabalhar sobre o assunto!!

Se o jogo não podia ter começado da pior forma, sofrendo um golo, a partir daqui só deu Braga (com alguns lances de perigo do Nacional como já mencionei), e o que se viu foi bastante prometedor!

Ofensivamente esta equipa apresentou uma ideia de jogo muito boa, com circulação de bola, com jogo interior por parte dos alas e dos avançados, procura da profundidade pelos laterais, médios centro a transportar bola (queimado linhas) quando era possível, ou seja um futebol com ideias, e com boas ideias na minha perspectiva. Podemos ver 2 exemplos de organização ofensiva da equipa.




Nesta sequência de imagens podemos verificar que Vukcevic conduz a bola penetrando o bloco adversário pois não tinha opções de passe e viu a oportunidade de ser ele a conduzir até encontrar essa hipótese. Este modelo assenta muito na criatividade e na tomada de decisão dos jogadores, devem perceber os contextos e jogar em função deles.

Ainda outra situação de organização ofensiva da equipa na 1º parte.




Estes foram apenas 2 exemplos de jogadas ofensivas efectuadas pela equipa do SC Braga, outras existiram e com outras nuances, às vezes com tomadas de decisão e execuções falhadas e que retiraram potencial de perigo às mesmas. O golo surge de uma jogada de envolvimento, onde Djavan coloca a bola na área onde Pedro Santos se ia a isolar sendo agarrado por nacionalista. Penalty claro, que o próprio Pedro Santos converteu.
Já antes Santos de livre e Crislan na recarga (este de forma quase escandalosa) puseram Gottardi à prova!

Depois do golo, continuou a fazer o seu jogo, e a criar situações de golo negadas por Gottardi (remate de Pedro Santos fora da área e remate de Rodrigo Pinho já dentro da área) ou desperdiçadas por Crislan

Na 2ª parte foi um pouco mais do mesmo, ainda que o Nacional tenta-se condicionar o carrossel das jogadas ofensivas do SC Braga, o que em parte foi conseguido porque o jogo foi mais repartido, ainda que com ascendente do SC Braga.

Até que chegou o momento de inspiração de Joan Roman, depois de tantas jogadas colectivas foi através de uma acção individual do ex-Barça B que o SC Braga chegou ao golo, numa excelente diagonal desde a direita, passou por 2 jogadores do Nacional, e já dentro da área de pé esquerdo desfeitou Gottardi, ele que até aí tinha efectuado 5/6 defesas de grande grau de dificuldade.


Individualmente julgo que todos os jogadores estiveram em bom plano, com bom destaque para a dupla de centro campistas Vukcevic e Luiz Carlos, para Djavan (grande carrilador de jogo ofensivo pelo corredor esquerdo), os avançados também estiveram bem, sendo que Crislan não conseguiu materializar em golos as boas oportunidades que teve. Destaque também para Joan Roman, que entrou e fez um golo à Messi!!

Resumindo, foi um bom jogo do SC Braga, onde fomos dominadores e criamos muitas oportunidades de golo, no entanto existem muitas coisas a limar, principalmente a nível defensivo. Veremos que existe evolução, mas as bases estão lançadas e para amostra julgo que não está nada mal!





3 comentários:

  1. Excelente trabalho, desejo que este projeto corra bem. O Braga já merece um espaço assim.

    Ontem tive oportunidade de ver o jogo e ao contrário do resumo fiquei com a ideia que a primeira parte foi melhor do que a segunda. Para isto muito contribuiu a alteração que Manuel Machado realizou condicionando muito mais a saída de bola do nosso duplo pivot.

    Defensivamente, creio que os principais problemas que sentimos nascem de maus posicionamentos do duplo pivot. Não raras vezes estes dois jogadores encontravam-se à frente da linha da bola não dando as coberturas que falas. Adicionalmente, o controlo da profundidade não está bem feito e permitimos algumas bolas não nas costas mas quase. Acho que são aspectos que o Paulo Fonseca terá de rever, sobretudo o primeiro.

    Ofensivamente, adoro a proposta de Paulo Fonseca. 4x2x4 com bola, com os médios a jogar por dentro, os laterais a dar largura e profundidade. Excelente proposta, isto assim é jogar futebol. Há no entanto dois aspetos que me parecem relevantes, com bola num corredor creio que o médio do lado oposto devia estar mais dentro para dar mais linhas de passe ao portador. O outro aspeto é que a equipa joga muitas vezes um futebol direto na referência ofensiva (Crislan?). Percebo a ideia da verticalidade, mas desgosto até porque Luiz Carlos e Vuck não são fabulosos nesse momento de jogo e quem tem Pedro Santos e Rafa tem de apostar na criatividade destes miúdos. Será que o Paulo Fonseca vai evoluir a equipa para jogar com Rafa, Pedro Santos e Roman? Criatividade como nunca se viu em Braga.
    Abraço,
    Sérgio Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      Isto não é bem um projecto, é mais uma carolice!!

      Não sou um expert da matéria (nem pouco mais ou menos), muito menos estou ou estive sequer ligado ao futebol, seja como praticante ou não. Sou mesmo apenas um adepto de bancada, mas que sou curioso e que gosta bastante de futebol no geral e do Braga em particular.

      Sim, existem hoje muitos locais na net onde se podem ver análises aos jogos (e que sigo com particular atenção) mas quase todos sobre as mesmas equipas (nacionais ou estrangeiras) por isso aventurei-me abrir este espaço, mais como espaço de divagação pessoal, mas também para estar disponível a quem gosta do Braga trocar impressões. Como disse o que sei (e reconheço que é muitíssimo pouco) levou-me a tentar falar um pouco sobre isso, e também ao mesmo tempo levar-me a saber cada vez mais.

      Sobre o jogo em particular concordo com o que escreves, para mim também a 1ª parte foi melhor que a 2ª, e isso teve o dedo do Manuel Machado, apesar de não o apreciar (sobretudo pelas ideias ofensivas que explana) reconheço que são equipas difíceis porque mudam muito com o decorrer dos jogos adaptando-se ao que o adversário está a fazer (também por isso não gosto muito dele por acho que a ideia dele está sempre condicionada pelo adversário, mas os resultados que vai obtendo fazem-no acreditar que está correto).

      Defensivamente já apontas as lacunas, e já tinha falado sobre isso no fórum do superbraga, eu não aprecio muito o duplo pivot, precisamente porque é mais difícil de articular os movimentos de 2 jogadores, um pode estar sempre à espera do outro para se posicionar e isso pode levantar problemas, ou outro problema é tomar a mesma decisão criando desequilíbrios.
      O controlo da profundidade acho que foi mais ou menos bem conseguido, as poucas vezes que surgiram homens nas costas foram nas laterais e aí devido a situações de 2x1 que são complicadas de defender.

      Mas como digo acredito que Paulo Fonseca está a tento a esses pormenores e só tem é que trabalhar sobre eles para melhorar.

      Ofensivamente foi um regalo, que diferença para as 2 últimas épocas!! Existem algumas afinações como falas, mas as ideias estão lá todas, e com mais trabalho acho que ainda vai ser melhor! O próprio Manuel Machado ficou rendido ao nosso potencial... Não me pareceu que apostássemos muito no jogo directo (é certo que algumas vezes ele terá de acontecer até fruto das circunstâncias), eu não revi o jogo todo, mas do que vi no estádio não sai com essa sensação. Julgo também que PF quer apostar em diversidade, pelo que volta e meia pode surgir esse jogo mais vertical, não acho necessariamente mau, viu-se tb tentar circular e fazer mudanças rápidas de flanco nem tanto, mas tb é ainda cedo para tirar conclusões finais!

      "Será que o Paulo Fonseca vai evoluir a equipa para jogar com Rafa, Pedro Santos e Roman?" Em alguns jogos (ou momentos) poderá não ser mal visto colocar Rafa como médio centro e os outros nas Alas, era uma questão de ver! Vamos ver como a equipa evolui!

      Resumindo, como disse para amostra não está mal. há que trabalhar para evoluir!

      Eliminar
    2. Quando vi a lista dos blogs sugeridos percebi logo que este poderá ser um espaço que eu venha a frequentar com regularidade (LE, PB e sobretudo Entredez). Eu não sou um expert nem nada que se pareça, vou usando alguns chavões que vou aprendendo e vou pensando no futebol que gostava de ver.

      Vamos ver, mas deixou-me com água na boca. O Braga a jogar como o Braga tem de jogar, sempre para ganhar!

      Eliminar