sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Expectativas e Antevisão da Época 2015/2016

Fonte: Facebook SC Braga


Partindo para a antevisão do que pode ser a nossa época, é importante realçar que só vi um jogo (Lille), logo a minha análise vai derivar do que observei nesse jogo e do que se vai lendo na imprensa! Assim parto para esta época com EXPECTATIVAS MODERADAS, mas com convicção que vamos conseguir alcançar um lugar de acesso às competições europeias (ser 4º ou 5º pode não fazer diferença neste aspecto, dependendo do vencedor da taça, sendo que é melhor ficar em 4º do que em 5º!).

Infelizmente, e face aquilo (muito pouco é certo) que vi dos 3 recorrentes candidatos ao título e face ao investimento que têm feito, sonhar com mais do que isto é sonhar demasiado alto, mas não duvido que se houver uma nesga de oportunidade o plantel/equipa técnica tudo irá fazer para a agarrar!

Julgo que entramos numa nova era do nosso clube, menos investimento, plantel com “nomes” menos consagrados, equipa técnica com ideias de jogo (modelos, dinâmicas e disposição tática) completamente distintas dos últimos 2 anos, somando isto tudo acho que iremos sentir neste início de época algumas (senão mesmo muitas) dificuldades, e não me admiro se os resultados não forem excelentes, penso até que podemos ter alguns dissabores (um pouco à imagem do que sucedeu na época do LJ). Estes 2 primeiros meses da época vão ser difíceis, mas espero que os resultados sejam satisfatórios, e que se note de jogo para jogo um maior assimilar das novas ideias, espero ver evolução, caso contrário é de começar a ficar preocupado (mesmo que até tenhamos bons resultados).

Contudo a avaliar pelo que vi com o Lille estamos no caminho certo, para com muito trabalho, alcançar o trilho dos bons resultados, o modelo que foi apresentado, é difícil de interpretar e requer bastante pratica (treino) e bastante comprometimento por parte dos jogadores, e humildade para aprenderem aquilo que a equipa técnica lhes propõem, sejam eles (jogadores) capazes de estar focados no trabalho diário, e não tenho duvidas que no final estaremos todos satisfeitos com os resultados!

Paulo Fonseca pretende (e já se vê trabalho nesse sentido) implementar uma nova filosofia no SC Braga. O futebol de transições, de jogar sem se importar de não ter a bola, de constantes acelerações do ano passado, está a dar lugar a um futebol mais pausado, mais assente na circulação de bola, e com maior envolvimento de todos os jogadores no processo (nomeadamente ofensivo). Mais do que a simples mudança do esquema tático (passar do 4-2-3-1 para o 4-4-2), é a mudança de paradigma que está a ser implementada. Jogar em posse, com segurança, procurar o jogo apoiado e com circulação da bola por espaços interiores, colocar a equipa a participar colectivamente em todos os processos de jogo (ofensivos e defensivos), isto é o que Paulo Fonseca pretende. Vai ser capaz de o fazer? Julgo que sim, mas tudo demora o seu tempo (sendo que há treinadores que o conseguem de forma mais rápida do que outros), e como já afirmei não espero resultados imediatos.

Resumindo, ciente das dificuldades que teremos de início, mas com confiança de um futuro risonho!


Fonte: Facebook SC Braga



Falando individualmente dos jogadores, acho que temos um plantel que serve perfeitamente para os nossos objectivos, que tem jogadores com qualidade, embora alguns um pouco inexperientes.

A defesa (incluindo GR) está estabilizada, e apesar de não achar que temos os melhores do mundo, e que até podíamos, mesmo no nosso contexto, ter um pouco mais de qualidade individual, acho que o que temos é garante de boa prestação. Vejo alguma apreensão com as laterias defensivas, eu dentro do nosso contexto acho que não estamos tão mal como muitos dizem, é lógico que preferia ter melhor, mas Tiago Gomes e Goiano, para suplentes acho que servem perfeitamente, e não acho que estejamos numa época de comprar suplentes! Os presumíveis titulares (Baiano e Djavan) dão totais garantias de fiabilidade, e Djavan no modelo proposto será certamente um jogador em destaque pela profundidade que dá à equipa! No cetro da defesa, e admitindo não ser o seu maior fã, se Santos se mantiver estaremos certamente bem precavidos, apesar de não ser contra a chegada um jogador com bom nível (mas como já disse a época não está para grandes investimentos em suplentes com muito bom nível!!)

O meio campo idealizado por PF, não é totalmente do meu agrado, preferia jogar com um jogador mais fixo (vulgo 6) em vez do duplo pivot (no fundo preferia ver um 4-1-3-2 do que um 4-4-2 mais clássico), e tudo porque acho que jogar com duplo pivot requer muito mais trabalho e conhecimentos/rotinas entre os jogadores em organização defensiva, pois os 2 que ali jogam têm de estar sempre também preocupados com as movimentações do colega, o que pode causar algumas falhas. Espero sinceramente, que optando por este modelo, que pelo menos não os coloque a jogar lado a lado, ficando sempre um mais recuado do que outro!
Acho que temos jogadores competentes nessa área do terreno, mesmo dando de barato que Alef é desconhecido, e Tiba e Luiz Carlos são relativamente fracos na entrega da bola! Neste ponto, não descartava vender Tiba, pelo qual tanto ansiei ver em Braga, mas que me tem desiludido um pouco (a sua evolução tem sido nula)! Vukcevic, jogador que aprecio de ver na equipa B, parece ter caído no goto de Paulo Fonseca, e no modelo preconizado encaixa bem. Mesmo assim se fosse possível (e sempre tendo em conta que vendíamos alguém) tentava contratar outro jogador para esta parte do terreno. E tenho esperanças que Battaglia pegue de estaca neste meio campo, tem tudo para isso (talvez lhe falte um pouco de nervo/intensidade, mas também cabe a ele e ao treinador lhe dar isso, vide entrevista de M. Leal do Moreirense sobre o mesmo).

Nas alas acho que estamos bem, e eu apostava sem medos em Fábio Martins, é jovem, não é perfeito, mas só jogado, só errando é que vai evoluir (o mesmo para todos os outros jogadores), Alan e Pedro Santos acho que neste modelo dão uma boa retaguarda. Outro jogador que deverá actuar nas alas será Joan Román, o espanhol, que não conheço e pouco jogou com o Lille, pareceu-me um jogador à semelhança de Rafa, que mesmo jogando a partir da linha procura muito o jogo interiro, vejo-o como alternativa a Rafa. Fala-se que ainda tentamos mais um extremo (talvez com características um pouco diferentes), vamos lá ver se o mesmo vai chegar ou não, mas não acho fundamental!  
Uma palavra para o Rafa, para mim o melhor jogador do nosso plantel (tirando Alan desta equação por razões obvias), tem muito para crescer (se não o fizer não vai passar de uma promessa), principalmente ao nível da tomada de decisão (e isto só com muito treino, e com muita vontade de aprender e evoluir), tecnicamente é muito bom, ponha ele as suas qualidades em jogo, e teremos jogador (neste modelo de extremos mais interiores deposito grandes esperanças numa grande época).

Os avançados, são neste particular uma completa incógnita. Do que vi e conheço de Rui Fonte (pena ser por empréstimo!!!) é o que dá mais garantias e vai ser uma surpresa para muitos, tenha ele sorte com as lesões!
Quantos aos outros 3 é esperar para ver, mas o Pinho não pareceu nada mal!
Mas reconheço que é o sector mais duvidoso e que causa mais apreensão!

Resumindo, acho que temos equipa técnica e matéria prima suficiente para atingir os objectivos, infelizmente acho que não dará para mais que isso, espero ver bom futebol e valorizar jogadores!

Sem comentários:

Enviar um comentário