quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Liga NOS 2015/16



Estamos na semana que antecede o inicio da Liga NOS 15/16, e sendo assim vou fazer um pequena antevisão do que poderá vir a acontecer.

Este inicio de época fica, mais uma vez, marcado por uma enorme disparidade de investimentos entre os 3 clubes mais titulados de Portugal e os restantes, pelo que é minha convicção que os 3 primeiros lugares da liga, salvo alguma hecatombe de um dos três, estarão entregues a Porto, Sporting e Benfica. Esta hierarquização da minha parte não foi nada inocente, mesmo não arriscando um prognóstico com muitas certezas, julgo que a classificação ficará assim ordenada, com o Porto, que mantém o treinador, agora mais familiarizado com a cultura portuguesa, a partir um pouco mais à frente, mas que terá de evoluir o seu modelo de jogo (sobretudo em organização ofensiva) para poder efectivar esse ligeiro avanço, mas estado agora Jorge Jesus no Sporting, acredito que estarão até ao fim na discussão, sendo que se vierem a ser campeões não ficarei surpreendido. Neste particular, acho que Benfica ficou a perder bastante com a troca de treinador (não acredito no potencial de Rui Vitória para treinar uma equipa candidata ao titulo), pelo que os julgo menos capazes de serem campeões, mas terão certamente um plantel bem mais próximo dos da frente do que que vêm atrás.

Num segundo plano aparece, na minha óptica, um conjunto de equipas que deverá lutar por um lugar de acesso às competições europeias, nesse grupo estarão SC Braga, Vitória Guimarães, Marítimo, Nacional, Rio Ave, Belenenses. Uns mais do que outros terão aspirações europeias, acredito, mais pelo histórico do que pelo que estão a produzir (praticamente ainda não vi nada destas equipas), que serão estes os principais animadores da luta europeia! No que respeita ao SC Braga, irei fazer uma análise mais concreta sobre o que poderá ser a época.

Como é normal acontecer aparecem sempre uma ou duas equipas "sensação", este ano a minha aposta vai para o Arouca e para o Moreirense. O Arouca pelo investimento e pelo treinador (que teve uma época muito boa no Belenenses), e o Moreirense porque mantém Miguel Leal (atenção a este treinador!) que tão boa conta do recado deu na liga 14/15, pelo que é expectável que esta seja ainda melhor!

Dos restantes, julgo que alguns acabarão por fazer uma época com relativa tranquilidade, entre eles Paços de Ferreira e Vitória Setúbal. Estoril julgo que será equipa "desilusão" principalmente depois de nos últimos  anos andar por lugares europeus, mas a época passada já foi um pouco em baixo, e julgo que este ano as coisas não serão melhores (ainda por cima com os problemas com a venda da SAD que atrasou o início de época).

Tondela, U. Madeira, Boavista são para mim os principais candidatos à descida de divisão, e pelo menos um deles deverá descer.

Estes prognósticos são feitos muito à base da intuição, pois ainda não foi possível ver jogar a maioria das equipas, a meio da época farei uma avaliação à primeira parte da época e então reformularei estas previsões.


Sem comentários:

Enviar um comentário