sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Formação - Para onde caminha?




Depois de alguns rumores, parece confirmar-se que Pedro Duarte, treinador Campeão Nacional de juniores na época 13/14 deixou o comando técnico da formação arsenalista ao fim de 4 jornadas da Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores.

Com um arranque confrangedor (4J - 2E e 2D), e sem vitórias!!, esta decisão, embora levante algumas questões, não se pode considerar uma surpresa.

Não vi nenhum jogo desta época, da passado poucos vi também, mesmo a época em que fomos campeões acompanhei com pouca regularidade, pelo que não tenho uma opinião completamente formada sobre a valia do Pedro Duarte, as suas equipas sempre me pareceram equipas com muita segurança defensiva, mas pouco esclarecidas ofensivamente, em que a qualidade individual é que resolvia os problemas, e sendo que na formação as individualidades variam muito de ano para ano, esse pode ter sido um dos problemas para os resultados mais fracos neste último ano (mesmo no ano que virámos a ser campeões o apuramento foi sofrido).  

Sem querer estar a fazer juízos, pelo pouco conhecimento que tenho do assunto, o que me leva a escrever é o motivo pelo qual Pedro Duarte foi escolhido para ser este ano, novamente, o treinador da nossa equipa de Juniores.

Como é sabido, a estrutura da formação foi reformulada no final da época anterior (onde só os iniciados chegaram à 2ª fase, e a equipa b dos juvenis (Palmeiras) também o fez), saiu Agostinho Oliveira (que já não era muito bem visto dentro da estrutura do clube) e entraram Hugo Vieira e Rui Santos, ficando estes encarregues de reestruturar a formação, incluindo também os quadros técnicos.

E é neste ponto que me faz alguma confusão a escolha de Pedro Duarte, tendo em conta o que se diz sobre a sua saída, que poderá não ter sido baseada só em resultados!!
Assim, o que se ouve falar é que existe (existiu) uma constante intromissão por parte do responsável principal pela formação (Rui Santos) no trabalho do treinador, sendo que segundo esses rumores, essa intromissão ia desde os treinos ao modelo de jogo. Com este (aparente) mal estar causado e com os fracos resultados, é fácil de ver que a troca de treinador não pode causar assim tanta estranheza.

A minha pergunta é: Não houve reuniões no inicio da época para apresentar o novo modelo de funcionamento da formação ? É que se houve qualquer coisa correu mal na passagem da informação, mais grave é se não houve reunião (o que acho difícil).

Não se conhece o plano que está a ser traçado por esta nova estrutura, pelo que não consigo avaliar se é bom ou mau, se há coisas bem feitas e outras más, mas seja qual for o plano, no inicio da época devia ser passado aos treinadores (aliás estes deviam ser escolhidos de forma a encaixar na estratégia), e se foi, e agora surgiram estes problemas, alguma coisa não passou!

Segundo se consta a estrutura coordenadora, implementou um modelo (incluído planos táticos, técnicos e físicos) que deverá ser cumprido por todos os escalões, e isto causou(?) atrito entre a estrutura e o treinador Pedro Duarte. Não vejo mal esse planeamento ser feito pela estrutura, criar uma ideia e implementa-la, sendo os treinadores parte integrante quer no planeamento quer depois na implementação, mas isso tem de ser definido à priori para depois não se dar este choque de opiniões!

Não estou a julgar um ou outro lado, nem tanto pouco dizer quem terá razão (nestas questões a razão está quase sempre dos dois lados e de lado nenhum), não sabendo dos pormenores é difícil de fazer esse juízo, mas o que mais me incomoda é que passado só 2 meses de uma nova era estes conflitos estarem a aparecer! Não é um bom cartão de visita para esta nova estrutura!!

Veremos para onde caminha a nossa formação!!

2 comentários:

  1. Vamos lá ver para onde caminha realmente. Esta reestruturação poderá fazer sentido com a Academia que sempre parece que vai ser uma realidade em breve. Veremos.

    ResponderEliminar
  2. Eu não ponho em causa a reestruturação. Pelo que sei, quem lá estava, era mais problema do que solução. Não tenho dados para fazer uma análise mais objetiva, mas esta mudança de treinador (que não digo se é bem ou mal porque não tenho dados concretos) não fica bem, porque aparece tão pouco tempo depois da reestruturação!

    Vamos lá ver o que vai acontecer, e vou tentar saber um pouco mais... Era interessante, aquando da apresentação da academia, apresentarem as linhas gerais da formação, mas acho que já estou a sonhar!

    ResponderEliminar