sábado, 9 de janeiro de 2016

Uma contratação de ficar com os"olhos em bico"!!!

Quando se contrata um jogador, normalmente faz-se tendo em conta a sua valia futebolística, sendo que quando se contrata um jovem jogador está-se também, como é lógico, a pensar num futuro retorno financeiro... Quando se contrata um jovem chinês de 21 anos, com um passado discreto por clubes de escalões menores em Portugal, e que não pode jogar até final da época (já representou 2 clubes na época 2015/16, que é o máximo) , o que é que isso significa?

A pergunta vêm no seguimento da noticia (inesperada para a generalidade dos adeptos e arrisco a dizer que para todos que seguem o futebol) dada em primeira mão pelo site do SC Braga, da contratação de Li Rui. Jogador de 21 anos que representava a AD Oliveirense, já depois de ter feito 2 jogos pelo Desp. das Aves esta época.

Foto site SC Braga


O jogador assinou um contrato de 1 época e meia e vai ser encaminhado para equipa b, mas como já referi, não poderá jogar esta época, a pergunta que fica no ar é: Será que a nossa administração sabia desta limitação? Se sim, apesar de não ter lógica, aceita-se tendo em conta a "futura pareceria" que a noticia do SC Braga faz referência ("A aquisição de Li Rui integra-se numa estratégia de colaboração e de forte apoio do SC Braga à formação de jogadores chineses e que conhecerá maior alcance a prazo. Enquadra-se ainda na definição de um mercado no qual o SC Braga quer reforçar a sua aposta, quer a nível desportivo, quer a nível de parcerias estratégicas e até de expansão na área comercial."). Se a resposta for não, é um erro inadmissível, e espero que as noticias entretanto saídas (e também os vários alertas de adeptos que surgiram na internet), tenham aberto os olhos e não se caia em mais um erro administrativo, que venha manchar a excelente campanha da equipa B na II Liga.

Outra questão que esta contratação levanta é a questão das parcerias estratégicas! Nos últimos anos, e só considerando o "reinado" de António Salvador, já foram anunciadas algumas parcerias, desde clubes brasileiros (Andreus, Osasco, por exemplo), até academias na África do Sul, passando por Moçambique (Liga de Maputo), e provavelmente outros que até me podem estar a escapar. Ora todas estas "parcerias" têm um denominador comum, benefícios desportivos para o clube: ZERO!! Benefícios sociais, económicos ou financeiros, que se saiba também: ZERO!!

Por isso, e partindo da história do nosso clube no que diz respeito a estas parcerias, o que me apraz dizer neste momento é que nada espero da mesma. Sendo que desportivamente quase nada se pode esperar (não conheço um jogador chinês sequer que tenha tido algum relevo em Portugal ou na Europa nos últimos anos), o que espero é que isto traga algum beneficio financeiro/económico para o clube, seja através de patrocínios, seja através de investimento (directo ou indirecto) no clube/SAD (terá alguma coisa a ver com a Academia?).

Mas mesmo neste suposto beneficio económico/financeiro fico com a pulga atrás da orelha, sobretudo devido ao histórico parcerias chinesas que têm proliferado em Portugal. É do conhecimento publico que existem centenas de jogadores chineses em Portugal, sobretudo jovens, e que várias pessoas de nacionalidade chinesa têm tentado controlar clubes (nomeadamente na zona de Lisboa e Seubal), basta ver esta noticia de Maio no Maisfutebol! E o que acontece é que normalmente as coisas não correm bem, e nada do que é suposto acontecer, acontece na realidade! (Como exmplo podemos ver esta noticia de Outubro no Record).

Aguardemos então para ver os frutos desta "parceria"!!

Sem comentários:

Enviar um comentário