terça-feira, 22 de setembro de 2015

Mais um excelente resultado...

Este Braga está demolidor em casa!!!!

Agora foram 5-1 ao Marítimo que deu boa réplica na 1ª parte, mas foi incapaz de suster o volume ofensivo do SC Braga!!

Um golo de levantar o estádio foi o mote para uma goleada, e já vão 11 golos marcados em 3 jogos no Municipal!!!

Era de extrema importância começar a ter resultados positivos fora de portas, onde as exibições tem sim melhores que os resultados, mas é bom que estes comecem a aparecer para não ficarem fastasmas a pairar no ar!!

Antes deste jogo, na 5 feira no 100º jogo europeu, uma vitória importante no terreno do Liverec, a fazer recordar outros tempos, e se na liga ainda não ganhamos fora de portas, na Europa à 1ª foi logo de vez...

No próximo jogo o dérbi minhoto, jogo de emoções, onde o lado emocional é muitas vezes mais decisivo que tudo o resto, o adversário trocou de treinador (nada de espantar), e para seu sucessor nada mais nada menos que o ex-técnico do SC Braga, Sérgio Conceição!! (nesta altura ainda não confirmado)

Preferia que não houvesse esta troca de treinador, não por quem entra (podia ser qualquer outro), mas porque a troca pode espicaçar (normalmente acontece) uma equipa que vem de exibições pobres!!!

O SC Braga só tem de fazer o seu jogo, a qualidade irá certamente, fazer o resto...


Nota: infelizmente não tem sido possível actualizar com mais frequência o blog, nem fazer uma análise mais exaustiva aos jogos

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

De regresso para o 100º Jogo na Europa!!

Mais de 2 anos depois do último jogo (derrota em Braga com o Pandurii da Roménia), estamos de regresso aos palcos europeus para a realização de um jogo com um simbolismo especial, já que será o 100º jogo nas competições europeias, jornada que se iniciou no longínquo ano de 1996 (28 de Setmbro em Atenas contra o AEK), e logo com uma vitória!!!




Quanto ao jogo de hoje não conheço nada do nosso adversário, é certo que já os defrontamos em 2006/07 vencendo, então em Braga, por um expressivo 4-0, mas muito mudou desde essa época até aos dias de hoje, e assim, sendo o primeiro jogo, trazer um resultado positivo é importante para o desenrolar do grupo de qualificação.

Tanto o nosso treinador, como o deles, dizem que o jogo é para vencer, pelo que esperamos um bom jogo, e que tenhamos capacidade para vencer.

Da equipa adversária 3 jogadores foram destacados pela imprensa nacional (todos atacantes), Herolind Shala (9), Josef Šural (23) e Marek Bakoš (27). Destacam-se pelo jogo ofensivo, sendo algo permeáveis no processo defensivo.

Espero um Braga igual a si próprio, pois já foi possível ver em todos os jogos que fizemos a matriz do nosso jogo (é certo que nuns melhores que do que noutros, mas mesmo assim superiores, na minha óptica, a todos os adversários).

Paulo Fonseca tem alterado o onze (sem perder qualidade de jogo adiante-se) pelo que é expectável que também hoje o faça, acredito que vai escolher os que lhe dão mais garantias... 

Acreditar sempre, é o nosso lema, e eu acredito que estamos no caminho correto!
    

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

4ª Jornada Liga NOS - Vencer fora pela 1ª vez!!

Depois de um interregno volta a Liga com a realização da 4ª jornada.



Não vi o último jogo contra o Boavista (uma boa vitória por 4-0), vi os golos, e li os comentários na imprensa e no Superbraga.com, não me parece que tenhamos mudado a nossa identidade que vinha dos 2 jogos anteriores, sendo que neste jogo as coisas parecem ter corrido de melhor forma (especialmente no ataque).

Para este jogo com o Estoril não estou à espera de grandes alterações no modelo e na forma de jogar, que com Paulo Fonseca já se tornou uma imagem de marca, mas com mais 2 semanas de trabalho (e também com a chegada dos novos jogadores no fecho de mercado) espera-se que esse mesmo modelo se torne mais consistente e apresente evoluções para poder ser cada vez mais eficaz.

Os jogadores que irão entrar em campo não deverão ser muito diferentes dos que entraram com o Boavista (onde a surpresa foi Rafa no banco), sendo que as maiores duvidas serão o lateral esquerdo (Djavan se recuperar da lesão) e o 2ª avançado, sendo que neste particular Hassan poderá levar alguma vantagem (Rodrigo Pinho continuou como titular com o Boavista), sendo que Paulo Fonseca parece que coloca os jogadores que (na óptica dele) mais confiança lhe dão, e aqueles que treinam à mais tempo com ele poderão ter ainda alguma vantagem!

Do Estoril, tirando os resultados, pouco sei, pelas crónicas deram bastante luta a Porto e Benfica, e no outro jogo venceram em casa o Moreirense por confortável 2-0. Por isso apesar de uma só vitória parece uma equipa com argumentos, e que já veio dizer que o jogo do Braga é do seu campeonato (nunca percebi muito bem esta expressão, mas adiante). Não será certamente um jogo fácil (até pela tradição), mas temos argumentos para vencer fora pela 1ª vez nesta época.

Este jogo dá inicio a um ciclo importante da época, pois na próxima 5ª feira (17-9-2015) inicia-se a fase de grupos da Liga Europa, Paulo Fonseca tem um plantel vasto o suficiente para o gerir de forma a que não haja grandes oscilações exibicionais, iniciar este ciclo com uma vitória era fundamental!

Formação - Para onde caminha?




Depois de alguns rumores, parece confirmar-se que Pedro Duarte, treinador Campeão Nacional de juniores na época 13/14 deixou o comando técnico da formação arsenalista ao fim de 4 jornadas da Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores.

Com um arranque confrangedor (4J - 2E e 2D), e sem vitórias!!, esta decisão, embora levante algumas questões, não se pode considerar uma surpresa.

Não vi nenhum jogo desta época, da passado poucos vi também, mesmo a época em que fomos campeões acompanhei com pouca regularidade, pelo que não tenho uma opinião completamente formada sobre a valia do Pedro Duarte, as suas equipas sempre me pareceram equipas com muita segurança defensiva, mas pouco esclarecidas ofensivamente, em que a qualidade individual é que resolvia os problemas, e sendo que na formação as individualidades variam muito de ano para ano, esse pode ter sido um dos problemas para os resultados mais fracos neste último ano (mesmo no ano que virámos a ser campeões o apuramento foi sofrido).  

Sem querer estar a fazer juízos, pelo pouco conhecimento que tenho do assunto, o que me leva a escrever é o motivo pelo qual Pedro Duarte foi escolhido para ser este ano, novamente, o treinador da nossa equipa de Juniores.

Como é sabido, a estrutura da formação foi reformulada no final da época anterior (onde só os iniciados chegaram à 2ª fase, e a equipa b dos juvenis (Palmeiras) também o fez), saiu Agostinho Oliveira (que já não era muito bem visto dentro da estrutura do clube) e entraram Hugo Vieira e Rui Santos, ficando estes encarregues de reestruturar a formação, incluindo também os quadros técnicos.

E é neste ponto que me faz alguma confusão a escolha de Pedro Duarte, tendo em conta o que se diz sobre a sua saída, que poderá não ter sido baseada só em resultados!!
Assim, o que se ouve falar é que existe (existiu) uma constante intromissão por parte do responsável principal pela formação (Rui Santos) no trabalho do treinador, sendo que segundo esses rumores, essa intromissão ia desde os treinos ao modelo de jogo. Com este (aparente) mal estar causado e com os fracos resultados, é fácil de ver que a troca de treinador não pode causar assim tanta estranheza.

A minha pergunta é: Não houve reuniões no inicio da época para apresentar o novo modelo de funcionamento da formação ? É que se houve qualquer coisa correu mal na passagem da informação, mais grave é se não houve reunião (o que acho difícil).

Não se conhece o plano que está a ser traçado por esta nova estrutura, pelo que não consigo avaliar se é bom ou mau, se há coisas bem feitas e outras más, mas seja qual for o plano, no inicio da época devia ser passado aos treinadores (aliás estes deviam ser escolhidos de forma a encaixar na estratégia), e se foi, e agora surgiram estes problemas, alguma coisa não passou!

Segundo se consta a estrutura coordenadora, implementou um modelo (incluído planos táticos, técnicos e físicos) que deverá ser cumprido por todos os escalões, e isto causou(?) atrito entre a estrutura e o treinador Pedro Duarte. Não vejo mal esse planeamento ser feito pela estrutura, criar uma ideia e implementa-la, sendo os treinadores parte integrante quer no planeamento quer depois na implementação, mas isso tem de ser definido à priori para depois não se dar este choque de opiniões!

Não estou a julgar um ou outro lado, nem tanto pouco dizer quem terá razão (nestas questões a razão está quase sempre dos dois lados e de lado nenhum), não sabendo dos pormenores é difícil de fazer esse juízo, mas o que mais me incomoda é que passado só 2 meses de uma nova era estes conflitos estarem a aparecer! Não é um bom cartão de visita para esta nova estrutura!!

Veremos para onde caminha a nossa formação!!